sábado, 13 de outubro de 2007

PERSISTA NOS TEUS SONHOS


Já que vamos falar de sonhos, temos na palavra um especialista: José do Egito (Gênesis Capítulo 37 e cap. 39).

Existem princípios muito importantes que podem ser compartilhados sobre a vida de José.

1º) Ele compartilhou o sonho com as pessoas erradas, e no momento errado:Sempre temos que ter cuidado com nossos sonhos, em compartilhá-los com pessoas que vão sonhar conosco, que vão nos ajudar a pôr a fé em ação.

Sabe porque muitas vezes voltamos de um retiro, ou de uma palestra motivacional cheio de planos projetos de mudanças, de melhoramentos e de repente parece que engavetamos tudo e volta a ser igual antes?

Porque norlmalmente quando voltamos desses lugares, espiritual ou humanamente falando, temos resistencia, de pessoas, situações, e principalmente de palavras lançadas pelo inimigo através da boca de alguém ou soprada ao nosso ouvido, com isso acabamos achando que é muito desgaste pra colocarmos nossos projetos em ação.

Por isso o primeiro princípio é: "Não compartilhe seus sonhos com a pessoa errada".

2º) Sonhos precisam de preparação, capacitação: Percebe-se que os irmãos de José ainda que não justifique suas ações, mas tinham certa razão quanto a ele: "Um garoto presunçoso, que não respeita nem seus pais, hora dizer que até seus pais se curvariam diante dele".

Imaginem isso acontecendo num tempo onde a melhor herança pertencia tradicionalmente ao irmão mais velho. Era uma afronta, uma falta de respeito, quase como dizer um palavrão à mesa. Ou seja, José até poderia ter noção do tamanho do seu sonho, mas não estava preparado pra conquista. Com isso precisou passar por algumas situações, como ouro provado pelo fogo até adquirir o brilho necessário. E quando se trata de sonhos restaurados, aí então é ainda mais desafiador.

Imaginem Pedro, Tiago e João, já pela manhã, depois de uma noite exaustiva tentando pescar algo(pesca é uma atividade de muito esforço físico), sem pegar um peixe sequer, de repente chega um carpinteiro e diz, joguem a rede denovo. Percebemos aí que duas coisas são importantes, sempre que se tenta realizar algo, mesmo que dê errado, deve-se ajeitar tudo depois, lá na alma, no coração, deve-se por em ordem, lavar a rede. Pois não se sabe, a qualquer momento Jesus pode se aproximar e dizer pra jogar a rede denovo, e deve-se estar pronto pra faze-lo, e ter um ouvido obediente.

Com isso concluimos que realização de sonhos necessita de esforço, de dedicação, de preço pago, nas suas mais variadas formas e de fé não em si mesmo mas em Jesus(Lucas 5:5 - E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.)

Importante observar que três gabaritados profissionais da pesca olham pra Jesus e o chamam de MESTRE, e se submetem ao seu comando.

3º) Não aceite as perdas. Só há uma pessoa para quem vc deve abrir mão dos seus sonhos: JESUS.

Sempre que houver um sonho no seu coração, leve-o a presença de Deus e apresente-o no altar, como Abraão apresentou Isaque, se for necessário, sacrifique-o ao Senhor. As vezes algumas perdas são inevitáveis: mas se vc percebe que alguma pessoa, ou o inimigo está prestes a roubar seu sonho, ou algo seu, corra para presença de Deus e entregue no altar, quando vierem tomar diga: "Tá lá com meu Pai, é dEle(ROM 11:36- Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.) resolve com Jesus agora".

Agora vamos analisar a qualidade dos sonhos:

a) Sonhos tem que ser abençoadores, e abençoadores e úteis para o Reino, não só pra quem sonha, mas para os que estão a sua volta,

b) Sonhos nossos não podem andar na contra-mão dos sonhos de Deus, ou contra a palavra dEle.

Lembre-se do que Simão(Pedro) diz: "Sobre a tua palavra lançaremos a rede". Sabe, pode parecer que o que digo se trata de um Deus que quer controlar tudo o que fazemos, e que temos que andar como robôs, mas é justamente o contrário. Tudo que o Senhor deseja é que o busquemos como filhos que buscam a um pai amoroso, para contar com Sua experiência, afinal nós conseguimos olhar somente o dia de hoje, mas a visão do Senhor consegue enxergar muito além: O Senhor vê a eternidade!!

Então que nossos sonhos estejam aliançados com os do Senhor para nossas vidas, afinal ninguém melhor que o fabricando para melhor saber a utilização do que foi fabricado.

Jeremias 29:11 - Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.

Nenhum comentário: